Friday, April 23, 2010

Lá e de volta outra vez!

Quem leu o Hobbit e a trilogia do Senhor dos Anéis, escritos por JRR Tolkien, vai lembrar-se da frase acima. Ela retrata o desejo do hobbit Bilbo Bolseiro, personagem da saga e autor da frase, de reviver aventuras passadas durante sua primeira e única jornada à Montanha Solitária, onde vivia o perigoso Dragão Smaug. Quando decidi retornar à cidade de Chapel Hill, no estado norte-americano da Carolina do Norte (onde não existem dragões, claro), essa foi a primeira frase que me veio à cabeça: “Lá e de volta outra vez”.

Trazido pelas linhas tortas da carreira científica (que tanto amo), morei pela primeira vez aqui de Agosto de 2008 à Janeiro de 2009, quando ainda era estudante de doutorado. Lembro-me perfeitamente de todas as etapas da tensão que é sair do nosso país para morar fora. As dúvidas sobre como seriam os meses seguintes foram enormes e, muitas vezes, imaginei que iria enfrentar não só um Smaug, mas vários! Após minha chegada, as dúvidas foram passando e a experiência foi extremamente positiva.


Ao contrário de Bilbo, meu retorno de fato aconteceu. Novamente, a vontade de aprender coisas novas, de me tornar um cientista melhor e com mais maturidade me fizeram retornar à Chapel Hill, dessa vez para um pós-doutorado. Curiosamente, percorri o mesmo itinerário feito anteriormente, como era o desejo de Bilbo Bolseiro para a sua frustrada segunda jornada. Novamente, muitas dúvidas vieram à minha cabeça como raios numa tempestade: “Será que estou fazendo a escolha certa?”, “Até quando terei que me afastar das pessoas que eu amo para ficar correndo atrás dos meus sonhos profissionais?”, “Quão justa é a vida de cientista?”, “Será que dessa vez haverá um Smaug me aguardando?”, etc. São perguntas difíceis de serem respondidas no momento.


Com certeza irei reviver várias aventuras e experiências que passei durante a primeira vez em que morei aqui e novas também virão. Retratar essas experiências foi a principal razão que me levou a criar esse blog. Não sinto em mim nenhuma inspiração literária, apenas gostaria de dividir com meus familiares, amigos e qualquer surfista digital que caia de pára-quedas nessa página fatos e causos do meu dia-a-dia. Acredito que isso irá me deixar mais perto de todos que eu amo.


Lu, meu amor, obrigado por ter me estimulado a criar esse blog!

3 comments:

  1. Mto bom ter notícias suas por aki... Te amow

    ReplyDelete
  2. "Bilbo",
    Sua jornada não será vã!!!! Siga o seu destino meu caro. Boa sorte e ótima estada.
    PS; Muito bom seu texto!!!!!
    Abraços
    Kbça

    ReplyDelete
  3. Tenho certeza de que todo este esforço valerá a pena! Muita força aí! Ainda bem que será "Lá e de volta outra vez" para aqui tb... Te amo!

    ReplyDelete