Thursday, March 24, 2011

O tricolor da Carolina do Norte

      Aproveitei a folga para tirar as teias de aranha do blog. O cheiro de naftalina estava muito forte, mas eu abri as janelas e deixei o sol virtual entrar. Como é bom estar de volta! A primavera está chegando e o frio está indo embora.

      Na última terça-feira (22/03) tive a oportunidade de ir a uma partida de hóquei sobre o gelo (ice hockey, em inglês), Carolina Hurricanes (Furações da Carolina; carinhosamente chamado de Canes) contra Ottawa Senators (Senadores de Ottawa), um time do Canadá. Esse foi o segundo jogo que pude assistir in loco e aviso: é diversão garantida!!! A arena é belíssima, com suas diversas e organizadas entradas, várias lojas vendendo produtos do time e todas as poltronas numeradas. O torcedor (chamado de fan) é tratado com o respeito que merece. Detalhe: não há separação entre os fans dos Hurricanes e os do time visitante.
      Antes da partida começar, foi possível perceber como americano sabe transformar esporte em espetáculo. Uma combinação de luzes junto com o som de um furacão exatamente na hora em que o time da casa entrava no gelo, sensacional! Um momento emocionante foi quando eles cantaram os hinos nacionais. Como o time visitante era do Canadá, eles tocaram o hino Canadense seguido do Norte-Americano, exemplo ímpar de cordialidade e patriotismo.
      Eu ainda não entendo muito bem as regras do jogo. O contato físico entre os jogadores adversários é intenso, com direito a vários encontrões, tapas e os famosos empurrões contra a parede de acrílico (literalmente!). Nada disso é falta, do pescoço pra baixo é canela. Apenas em alguns momentos um dos 4 árbitros apita e o jogo para. Daí é bola ao chão e a correria recomeça. Na verdade, não é uma bola, mas um disco de borracha duríssima que eles chamam de puck. Na partida, tudo acontecia muito rápido, um piscar de olhos e eu perdia o puck de vista… É o tipo de esporte que me lembrou o futebol de salão, pelo seu dinamismo e velocidade. Além disso, puck na rede é gol!
      Eu criei uma identificação imediata com os Hurricanes. O time é encarnado, branco e preto! É Tricolor! É Coral! As semelhanças não param por aí… O time parece gostar de fazer a torcida sofrer um pouco. De cara, já deixou os Senadores abrirem 2 x 0. Silêncio na Arena? Que nada! Todo mundo apoiando e gritando “Let’s go Canes!”. Lembrei-me saudosamente do Arruda lotado. O resto do jogo? Viramos para 4 x 3 e aí eu cantei “Let’s go Canes, junta mais essa vitória…”.

4 comments:

  1. O Fiote. Eu tumem assisti uma partida de Hockey em Washington DC em 2007. Não recordo os nomes dos times. Não sei se pelo tempo que passou eu a idade que esta avançando. Concordo plenamente com você os os Gringos dos Isteites sabem mesmo fazer uma festa quando o assunto é esporte. Havia até um minidirigivel soltando notas de 100 doletas. Se fosse no Brasil, provavelmente a aeronave seria abatida a tiros no campo. KKKK. Do mais, é diversão pura, eXcRusive quando há a recuperação da pista. Um show aparte de coordenação das politrises.
    Outro ponto, na minha pouca rotina de USA (lab-casa-casa-lab)conheci muito, mas muito, muito, muito POUCO a casa do Tio Sam. E isso eu me arrependo às turras.
    Abraços fortíssimos, sem viadagem.

    ReplyDelete
  2. Aew, Wagnão!

    Vc tem razão. Eu não contei sobre a parte em que eles limpam a pista nos intervalos do jogo. Os pequenos tratores brilham muito e há espaço para colocar um torcedor como passageiro, que vive seu momento de glória enquanto as máquinas retiram as marcas dos patins que ficaram no gelo.
    Essa experiência multi-esportiva está sendo muito interessante....

    Abraço!!!

    ReplyDelete
  3. Aí, lindo!Ainda mais depois dessa sobre o São Paulo! Pode gritar a plenos pulmões: "Junta mais essa vitória, Santa!" Êêê

    ReplyDelete
  4. Foi só metade do jogo... Agora vamos segurar o resultado em Sampa..rsrsrsrsrrs
    Bj

    ReplyDelete